Em um mundo onde a luta por mais acessibilidade não pode parar, um cantinho de São Paulo merece destaque. No bairro do Paraíso, Zona sul da Capital, o Centro Cultural São Paulo abriga a Biblioteca Louis Braille, um espaço totalmente planejado para atender o público deficiente visual.
Apesar do nome “Biblioteca Braille” são oferecidos também audiolivros, além dos produzidos em braile e de computadores adaptados para que os visitantes acessem a internet.
O projeto da biblioteca foi idealizado em 1947 por Lenyra Fraccarolli e Dorina Nowill. No início atendia somente a crianças cegas, e em 1986 passou a funcionar no CCSP e atender outras faixas etárias.
Hoje o acervo reúne 6.159 títulos, entre livros em braille e audiolivros de obras didáticas, literatura infanto-juvenil e obras de ficção.
Os empréstimos no caso de moradores da cidade de São Paulo podem ser feitos na biblioteca a partir da inscrição do usuário, mas quem reside fora da cidade também pode receber o material via correio desde que também seja cadastrado e faça sua solicitação por telefone ou carta. Para inscrever-se, deve ser apresentado um documento original com foto e comprovante recente de endereço.
Serviço:
Local: Centro Cultural São Paulo – rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso
E-mail: bibliotecabraille@prefeitura.sp.gov.br
Fone: (11) 3397-4088
Entrada gratuita
Horário: de terça a sexta, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Fonte: Centro Cultural São Paulo