Preguiça na Terra da Garoa
“Dia chuvoso” e “preguiça” é quase pleonasmo.
Acordar ouvindo as gotas batendo na janela é um dos maiores soníferos do mundo moderno. Você puxa a coberta mais para si e suspira. As cobertas parecem tão quentinhas, a casa tão silenciosa, o dia tão preguiçoso e propício para ficar em casa… Talvez uma maratona de séries na Netflix? Será que ainda tem pipoca de micro-ondas no armário? Talvez secretamente assistir Pequeno Urso enquanto come bolacha…
“Mãe, estou doente hoje, não posso ir pra escola”. É o tipo de coisa que a maioria das pessoas fez na infância e alguns estenderam até a adolescência. Mas quando se é adulto, sua mãe não é o vilão dos dias chuvosos. Essa função foi transferida para o seu chefe.
“Chefe, estou doente hoje, não posso ir trabalhar”. Ah, sério? Seu chefe também está na casa dele pensando a mesma coisa. Então ele repete para si mesmo que precisa dar o exemplo como líder, então provavelmente se levantou num pulo. Significa que se você não for trabalhar é o mesmo que subir na mesa do seu chefe e incorporar o espírito da Ragatanga. Ou seja: não é um comportamento socialmente aceitável – embora, daria uma ótima história para ser contada alguns anos depois.
No passado a sua mãe também sabia que você não estava doente, mas ela é sua mãe! Já seu chefe pode até ser legal (ou não), mas para manter o emprego (e talvez conseguir uma promoção), você precisa impressioná-lo. Isso significa levantar da cama o mais breve possível, tomar café e sair de casa.
A maratona de séries da Netflix fica para o final do dia.
Para o final de semana, talvez.
Atualizado em 02/2021
Foto por Gabriele Diwald em Unsplash