Música Brasileira é boa SIM

12004780_910494412362953_2380288986553182947_n

Se tem uma coisa irritante é quando me falam que: “No Brasil não têm música boa, é tudo porcaria, nem letra as músicas tem”. Essas pessoas, geralmente, são as mesmas que ouvem os cantores Norte Americanos, que cantam coisas sem muito sentido e letras sem embasamento algum, verdadeiras bobagens.

Essas pessoas, são as mesmas que não se dignaram a fazer nem um Wizard da vida, que seja, para entender o “Hi” que o cantor fala na música, quem dirá a letra inteira.

Se você for se basear em algumas bobagens criadas, nenhum pais tem música boa. Mas se você for um pouco mais consciente vai atrás e vai descobrir que todos os países, inclusive – e porque não principalmente – o Brasil, tem músicas incríveis. A música brasileira é rica em poesias, melodias, arranjos e amor.

Nada contra pessoas que gostam de músicas internacionais, eu gosto muito inclusive, mas dizer que no Brasil não há música boa é demais para os meus ouvidos. Experimente ouvir os consagrados nomes da MPB, do ROCK, do SAMBA, do FORRÓ e até  mesmo do polêmico RAP. Todos em suas particularidades são cheios de encantos capaz de fazer até os mais carrancudos se deleitarem ao som  de suas letras.

Estou sempre escutando artistas como Arlindo Cruz, Capital Inicial, Criolo, NX0, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Racionais, MV Bill, Caetano Veloso, Chico Buarque, Planet Hemp, CPM22, Vanessa da Mata, Ana Carolina, Chico César, Elba Ramalho, Elza Soares e outros consagrados nomes que a música brasileira possui, e sempre me perco em todos. Se você é um dos que dizem por ai que no Brasil não tem música boa, no mínimo nunca ouviu nenhum destes.

12347613_1642101472721311_3671066062774774047_n (1)

E caso você esteja se cansando dos nomes mais conhecidos, todos os dias surgem novas bandas, novas cantores e novas letras, como as de Maria Gadú, Marcelo Jeneci, Negra Li, Rael, Clarice Falcão, Felipe Catto, Tulipa Ruiz, Apanhador Só, Cicéro, Emicida, Rashid, Oriente, Projota, Rubel, Karol Conka, Hélio Flanders, Castello Branco, Vitrola Sintética e muitos outros.

Se você gosta da batida do funk, por exemplo, pode ouvir a Mc Carol, que cada vez mais tem emponderado suas letras e cantado o poder negro e o da mulher. É tudo questão de procurar saber um pouco mais da cultura do nosso país.

Algum dia, escute qualquer um dos citados e se encante e se perca nas letras, cada qual com a sua personalidade e estilo. Somos ricos em cultura, temos artistas excelentes e apenas perdemos tudo isso por estarmos alienados no lixo industrializado que nos é servido aos montes.

Esse não é um texto contra as músicas estrangeiras é apenas um pedido pela valorização da música brasileira e uma forma de mostrar que no Brasil tem música boa SIM. Sou apaixonado pela música brasileira, e antes de construir qualquer critica sobre ela, Cazuze-se, Caetane-se, Capitalize-se, Carolinize-se, Djavane-se, Racionalize-se e se perca no mundo lindo que é a nossa cena musical.

Lucas_Silvestre-1

Sobre o autor

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2016/01/musica-brasileira/" width="100%" count="off" num="5"]