Para quem quer sair da correria da cidade sem ir para muito longe, um dos melhores lugares para se visitar no estado de São Paulo é Paranapiacaba. Uma vila histórica e repleta de belas paisagens que fica a 50 quilômetros da capital.
Relógio da Estação, único monumento que restou após o incêndio da estação de trem de Paranapiacaba em 1981, e foi restaurado em 2003.
Inaugurado em 2009 o Expresso Turístico da CPTM, aos domingos, sai da Estação da Luz levando os passageiros até a Estação Alto da Serra, em Paranapiacaba. O trem que transporta os passageiros é formado por carros restaurados fabricados nos anos 60.
A viagem dura 1h30, e a locomotiva segue cortando a região do ABC, passando pela antiga rota do café. Ao chegar à vila, o roteiro fica a critério e por conta do visitante que deverá retornar 16h30, horário que o trem faz o trajeto de volta a Estação da Luz.
Além de andar e observar suas casas moldadas à arquitetura inglesa, as opções de passeios pela vila são muitas. Para quem gosta de trilhas, o lugar oferece muitas. Mas a mais curta e por isso mais recomendada para quem volta no mesmo dia é a trilha do Poço Formoso, que leva em média duas horas. O Parque Natural Municipal das Nascentes de Paranapiacaba também é uma dica de passeio rápido e compensador.
Já como pontos de visitação, os principais são a Igreja Bom Jesus, o Museu Castelo, antiga casa de Frederic Mens que foi o engenheiro chefe das obras da vila, e o Museu do Sistema Funicular que exibe trens da primeira ferrovia do estado e vagões do período imperial.
Quanto custa?
A passagem custa R$50,00 por usuário e pode ser comprada diretamente na Estação da Luz e na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André.
O Expresso funciona sempre aos domingos, com saída as 8h30 da Estação da Luz e retorno às 16h30.
Para mais informações acesse o site da CPTM:
http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Tarifas.aspx
Atualizado em 10/2021
Foto porMike Peel em Wikipédia