A juventude paulista vem dando uma verdadeira aula de como enfrentar um governo ditador e que faz uso do poder para prejudicar a vida de muitos jovens, a reorganização proposta pelo governador de São Paulo (Geraldo Alckmin- PSDB) é de estremo mau gosto. Alegando ser benéfico para a sociedade, fato esse que foi desmascarado e escancarado pelos jovens, com a inconformidade dessa medida ou “reorganização” para melhor atender. Com essa medida alunos ficariam longe de suas respectivas escolas e outras ficariam superlotadas. Derrubando esse argumento de que seria benéfico para a comunidade. Esse governo foi o mesmo que agiu de forma desumana contra a manifestação dos professores por melhores condições e melhores salários. Mostrando assim o total descaso com educação.Usando da repressão policial como arma, que se assemelha aos métodos utilizados na ditadura, militar batendo em estudante e professor. A democracia é prejudicada por atos como esse que mais parecem de um regime autoritário. Um ataque ao regime democrático.
As escolas vêm sendo ocupadas por jovens que em uma atitude de muita coragem e amostra de amor e interesse pela educação, se mudaram com pais e professores para suas escolas ou escolas aos arredores, criando um verdadeiro movimento de resistência. O movimento resiste contra a forte repressão policial, resiste de maneira organizada. Um movimento de pura democracia e espirito de colaboração coletiva, envolvendo a comunidade em prol das escolas. Pais, alunos e professores cozinhando junto, todos adentrando na escola, palpitando sobre o futuro, com aulas voluntarias, debates e reformas na escola. Um movimento muito bonito que nunca antes foi visto, a juventude antes tachada de desinteressada, agora luta com unhas e dentes por um direito a educação.
Esses movimentos vieram para ocupar e resistir, mas já estão se falando que as escolas ocupadas, são também locais muito agradáveis e que já são muito melhores do que as escolas convencionais, os métodos e atenção do governo com as escolas. Hoje reformadas, limpas e com materiais e alimentos de qualidade (doações da comunidade). De certa forma esse movimento escancarou uma ferida que já estava bem embaixo do nariz de todos; A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTÁ FALIDA ; o governo (PSDB) que já governa por 20 anos o estado, vem sucateando cada vez mais o ensino. O que eles não esperavam era uma juventude tão ativa e informada, afinal não foi isso que eles planejavam.
Essa juventude veio para mostrar que ainda é possível mudar; veio para trazer novas esperanças para o futuro do país; mostrar que o povo tem poder e que a democracia está preservada. O apoio da comunidade é fundamental para esses jovens, é preciso resistir. Ocupar e resistir.