Quando o assunto é política, muita gente torce o nariz – principalmente os jovens. Não basta somente conhecer o nome dos cargos, o que cada político delega, quem ocupam as cadeiras públicas. É preciso ir além, e talvez seja isso que desanime tanta gente.
Para ajudar a desmitificar um pouco dessa complexidade política, o site “Votei na Web” trouxe à tona mais uma ferramenta que estimula o engajamento cívico, facilitando a linguagem dos projetos do Congresso, dando um rosto aos 513 deputados e 81 senadores e uma voz aos cidadãos.
Por meio dessa plataforma é possível acompanhar os assuntos discutidos, ler os projetos de lei na íntegra, visualizar os mapas de votação e votar diretamente nas propostas. Tudo isso numa linguagem bem visual e simples. É a internet, mais uma vez, reforçando nossa democracia.
O site já existe desde 2009 e está disponível para todo o Brasil. Para participar basta fazer o cadastro na página indicando seu CEP, assim, você poderá visualizar as propostas da sua região – mas isso não impede de acompanhar as pautas do país inteiro, basta seguir os políticos, conferir seus perfis e checar as estatísticas.
Mais importante que a iniciativa, é a oferta de um espaço aberto para discussão. Depois de efetuar o login, você pode ler e comentar tudo aquilo que é debatido sobre os projetos e ainda mandar mensagens aos parlamentares. O “Votei na Web” se encarrega de levar as opiniões e os votos do público ao Congresso.
Quem quiser conferir o site e quebrar o tabu de que política não se discute, segue o link: www.votenaweb.com.br