A selva de pedra São Paulo às vezes cansa, e fugir para perto da natureza é sempre a primeira alternativa de quem quer esquecer o stress do dia a dia. Mas se você conhecê-la melhor verá que não precisa ir tão longe para encontrar um lugar tranquilo e arborizado para descansar e relaxar. Embora apenas algumas áreas verdes como o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e o Parque Villa Lobos sejam visitados com frequência, a cidade possui mais de 100 parques municipais distribuídos por suas regiões.
Uma amostra do que o paulistano pode estar perdendo é o Parque Ecológico do Tietê, uma das grandes reservas naturais do estado. Com uma área de 14 milhões m² na Zona Leste, ele abriga animais provenientes da mata do Rio Tietê, e também serve de bacia para suas águas. Mas o que impressiona é que sua paisagem não lembra em nada a má fama do Rio Tietê.
Piqueniques a beira do lago, passeio de pedalinho, de trenzinho e bicicleta são algumas das atividades comuns no parque. Além de campos de futebol, quadras poliesportivas, churrasqueiras para utilização dos visitantes e área para soltura de pipas.
Animais como quatis podem ser vistos andando livres. E uma trilha monitorada leva a uma área mais reservada do parque que abriga alguns animais como capivaras, macacos-prego e aves. O Parque abriga ainda um viveiro de mudas que são destinadas a programas de reflorestamento, recomposição de matas ciliares e projetos de arborização de ruas e praças. Um pedaço verde que também preenche São Paulo.
O Parque Ecológico do Tietê funciona de segunda a domingo, das 08h às 17h. Fica na Rua Guira Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart – Zona Leste.
A entrada é gratuita.
Atualizado em 02/2021
Foto de FernandoSantos em Wikimedia Commons