A triste e equivocada noção de quem só vê o Brasil com “z”

A triste e equivocada noção de quem só vê o Brasil com “z”

Aconteceu em um episódio dos Simpsons, aconteceu em vídeos de humor na internet, acontece constantemente em redes sociais e provavelmente nunca irá parar. Sim, estamos falando sobre os retratos das belíssimas impressões que alguns estrangeiros têm não só de São Paulo, mas de nosso país como um todo.

Há aqueles que acreditem que ainda vivemos entre macacos, em uma selva sem fim na qual o único meio de transporte plausível é o cipó, há quem critique simplesmente por não termos um Starbucks em cada esquina ou a presença de lojas de marca específicas, e por fim há os piores de todos: aqueles que criticam simplesmente por sermos o Brasil.

Ok, eu entendo. Nosso país não é perfeito, temos moradores de rua aos montes, temos uma distribuição de renda terrível e nem de longe somos o perfeito exemplo de país ‘’desenvolvido’’, o que faz com que sejamos taxados de mal educados e até mesmo de ‘’imbecis’’ por certos povos estrangeiros.

O problema é que nenhum desses ‘’gringos’’ param e veem a si mesmos nem notam que os países deles não estão tão maravilhosos assim. A Europa passa por uma crise econômica violenta há um bom tempo, os Estados Unidos sofrem com a obesidade e as constantes questões envolvendo guerras e outros conflitos. Quem está mal agora?

Sabe, não critico totalmente o pensamento deles, mas acho odiosa a conclusão tirada por meio de outros por quem nem ao menos chegou a visitar nosso país. Poxa, não deveríamos todos, desde cedo, ser educados a não falar mal dos outros sem antes conhecê-los? Criticar outras nações é sinônimo de desenvolvimento?

Algum tempo atrás, um americano que morou aqui apontou alguns motivos do por que odiou sua estadia em terras brasileiras, e sim, ele viveu em São Paulo, como vocês podem imaginar. Entre os absurdos estão pontos como jogar lixo em qualquer lugar, aceitar todo o tipo de corrupção nos negócios e no governo, competição entre mulheres por causa do corpo, infidelidade por parte dos homens e um excesso de preguiça por parte dos trabalhadores, além de muitos outros. A lista completa foi postada em um fórum gringo, que fez questão de completar com mais e mais motivos!

Qual é a razão dessa raiva, dessas críticas excessivas? Ok, ele viu uma amostra de coisas erradas que o povo brasileiro faz, mas o americano também tem suas atitudes erradas, o europeu, o asiático…
Então porque tudo isso com o Brasil?

Nós brasileiros sabemos que não, não aceitamos corrupção, não somos um povo preguiçoso e ao contrário do que eles pensam, pelo menos alguns de nós ainda gosta do país, afinal nossa vida é muito mais do que política e pobreza.
Os poucos que conseguem ver as belezas que nosso país oferece podem até mudar de opinião, e se não mudam, pelo menos têm razão e parcimônia para tecer as críticas. Venha conhecer antes de falar, aí daremos ouvidos.

Acho que nunca vou entender realmente tudo isso, afinal não tenho essa cabeça fechada de quem come bacon com ovos no ‘’brunch’’, e ainda prefiro tomar meu cafezinho Três Corações em casa do que pegar uma fila de 2 horas no Starbucks.

Atualizado em 02/2021
Foto por sergio souza em Unsplash

Sobre o autor

Um cara que é estudante de jornalismo (quase) dedicado, com uma barba ruiva que só vê barbeador (bem) de vez em quando e que gosta de tentar entender o que se passa pela cabeça das pessoas. Meio maluco, mas se entende com a bagunça que é sua mente, gosta de videogames e quadrinhos e é aficcionado por buscar explicações (não) científicas do mundo em que vocês acham que ele vive. Tudo isso enquanto toma uma xícara de chá e ouve discos de vinil de várias décadas atrás.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/04/a-triste-e-equivocada-nocao-de-quem-so-ve-o-brasil-com-z/" width="100%" count="off" num="5"]